Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas “do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão”. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo (“não é a atriz, não é a atriz!”), sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cronologia: anos 2000

2000 – Escreve "Borges e os orangotangos eternos" para a série "Literatura ou morte", da Cia. das Letras. A Objetiva começa a reorganizar por temas crônicas de toda a sua vida e lança "As mentiras que os homens contam". 


2001 – Sai a antologia “Comédias para se ler na escola”. Seus romances “Gula - Clube dos anjos” e “Borges e os orangotangos eternos” são traduzidos para vários países.

2002 - Saem mais três volumes de crônicas: “Sexo na cabeça”, “A mesa voadora” e “Todas as histórias do Analista de Bagé”. Pela primeira vez publica seus poemas, no livro “Poesia numa hora dessas?!”. Cobre a Copa de Japão/Coreia do Sul para “O Globo”, “O Estado de S. Paulo” e “Zero Hora”.


Em sua casa Foto:José Doval, Banco de Dados - 13/05/2003)
2003 Decide reduzir de seis para duas por semana suas colunas na imprensa, passando a ter textos publicados apenas às quintas-feiras e aos domingos. É tema de reportagem de capa da revista “Veja” como o escritor que mais vende livros no Brasil. É lançado “Banquete com os deuses”, reunindo crônicas sobre cinema, literatura e outras artes.

Clube dos Anjos (The Club of Angels, em sua tradução americana) é escolhido pela New York Public Library como um dos 25 melhores livros do ano.

2004 Participação na Festa Literária Internacional de Paraty.

Setembro/Outubro de 2004: recebe o prêmio Deux Oceans - Grinzane Cavour, criado pelo festival La Cita (Cinemas et cultures de l`Amerique latine) de Biarritz.

Outubro: Participação no Festival Belles Latinas (Literaturas contemporâneas da América Latina), em Lyon, França.


Com Chico Buarque
2005– Durante o Ano do Brasil na França, participa como convidado de eventos literários em várias cidades francesas.

Em fevereiro: participa do encontro internacional de literatura Correntes d`Escritas em Póvoas de Varzim, Portugal.

Em março: encontro literário Les Jeudis du Comptoir, em Marselha.

Em abril: Participação na Feira do Livro de Buenos Aires.

Em maio: convidado da Comédie du Livre, em Montpellier.

Em novembro: Convidado pela Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs de Saint Nazaire a participar de um encontro literário internacional que, naquele ano, tinha como tema « L’Invention du Livre ».

Encontro com estudantes da região de Seine Saint-Denis, subúrbio de Paris, dentro do projeto “Escale Brésil” do Salon du livre et de la Presse Jeunesse, que acontece na capital francesa. O encontro foi organizado pela biblioteca de Villepinte e contou com a participação de estudantes que haviam lido o livro “O Clube dos Anjos” (“Et mourir de plaisir”, na edição francesa) além da companhia de teatro “Issue de secours”, que preparou uma leitura-espetáculo de um capítulo.

Encontro com leitores na Universidade de Genebra, Suíça, e na loja FNAC Balexert; sessão de autógrafos na Maison des Arts du Grütli, centro de cultura de Genebra.

Colóquio internacional La Langue Portugaise, le Brésil, la Lusophonie, la Mondialisation Linguistique: un nouveau regard, ao lado de escritores de Moçambique, Timor-leste, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola, no Palácio de Luxemburgo em Paris.

Vai a Romênia para o relançamento do livro O Senhor Embaixador, de Érico Veríssimo, com texto integral (a edição romena anterior, dos anos 60, teve vários trechos censurados) e para o lançamento do seu O Clube dos Anjos.

2006 – Junho: antes do início da Copa do Mundo, participa da "Copa da Cultura" na Alemanha

Setembro: participação na X Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém do Pará, ao lado da filha Mariana Veríssimo (roteirista e co-autora, ao lado de Adriana Falcão, do livro P.S. Beijei, Ed. Salamandra).

Outubro: participação no Salão Internacional do Livro em Vila Velha, Espírito Santo.

2007– Fevereiro: viaja a Israel com vários outros escritores a convite da Confederação Israelita do Brasil/CONIB e da Embaixada de Israel no Brasil. No dia 24 de fevereiro, participa em Jerusalém de uma homenagem do Governo de Israel a seu pai, Érico Veríssimo, pelo livro “Israel em Abril’.

Março: visita de uma semana a Costa Rica a convite do Centro de Estudos Brasileiros daquele país, para encontros com estudantes de língua portuguesa.
Com o livro "O Mundo é Bárbaro"

2008 – Lança o livro "O Mundo É Bárbaro".   
 
2009 – Lança o romance "Os Espiões".

2010 – Fica em terceiro lugar no Prêmio Jabuti na categoria romance com o livro "Os Espiões". é lançado o livro "Conversas sobre o tempo", uma conversa emocionante, reveladora e divertida,  mediada pelo escritor e jornalista Arthur Dapieve, entre Luis Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura. Eles falam de Família, Amizade, Paixões, Política e Morte.

Créditos das cronologias: Portal Literal Terra - http://literal.terra.com.br/verissimo/

0 comentários:

Postar um comentário