Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas “do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão”. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo (“não é a atriz, não é a atriz!”), sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pequena biografia do autor

Filho do escritor Érico Veríssimo e Mafalda Veríssimo, Luis Fernando nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre (RS), e morou nos Estados Unidos entre1943 e 1945, quando seu pai foi lecionar na universidade de Berkeley, na Califórnia. Voltou aos EUA quando tinha 16 anos, também devido ao trabalho do pai, dessa vez em Washington.

Luis Fernando cursou a Roosevelt High School, onde também estudou música, aprendeu a tocar saxofone e a gostar de jazz. Ao retornar ao Brasil, em 1956, começou a trabalhar na editora Globo de Porto Alegre, no setor de arte e planejamento. Em 1962, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde exerceu as atividades de tradutor e redator de publicações comerciais. Casou-se com a carioca Lúcia Helena Massa, com quem teve três filhos.

Em 1967, de volta a Porto Alegre, iniciou sua carreira no jornal "Zero Hora". Trabalhou em diversas seções até conseguir a coluna diária, que o consagrou por seu estilo humorístico. O primeiro livro, "O popular", de crônicas e cartuns, foi publicado em 1973. Depois veio "A Grande Mulher Nua", uma coletânea de seus textos.

Em 1981 lançou "O Analista de Bagé", um grande sucesso editorial. Entre suas obras destacaram-se as séries Ed Mort; O Analista de Bagé; a série de Viagens "traçando Paris", etc. Os admiradores de Luis Fernando Veríssimo também puderam ver seu talento na televisão, na criação de quadros para o programa "Planeta dos Homens", na Rede Globo e em adaptações para a série "Comédias da Vida Privada", baseadas em seu livro homônimo.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u487.jhtm

0 comentários:

Postar um comentário