Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas “do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão”. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo (“não é a atriz, não é a atriz!”), sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lixo

   Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
   - Bom dia...
   - Bom dia.
   - A senhora é do 610.
   - E o senhor do 612
   - É.
   - Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
   - Pois é...
   - Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
   - O meu quê?
   - O seu lixo.
   - Ah...
   - Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
   - Na verdade sou só eu.
   - Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
   - É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
   - Entendo.
   - A senhora também...
   - Me chame de você.
   - Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
   - É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...
   - A senhora... Você não tem família?
   - Tenho, mas não aqui.
   - No Espírito Santo.
   - Como é que você sabe?
   - Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
   - É. Mamãe escreve todas as semanas.
   - Ela é professora?
   - Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
   - Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
   - O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
   - Pois é...
   - No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
   - É.
   - Más notícias?
   - Meu pai. Morreu.
   - Sinto muito.
   - Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
   - Foi por isso que você recomeçou a fumar?
   - Como é que você sabe?
   - De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
   - É verdade. Mas consegui parar outra vez.
   - Eu, graças a Deus, nunca fumei.
   - Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
   - Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou.
   - Você brigou com o namorado, certo?
   - Isso você também descobriu no lixo?
   - Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
   - É, chorei bastante, mas já passou.
   - Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
   - É que eu estou com um pouco de coriza.
   - Ah.
   - Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
   - É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
   - Namorada?
   - Não.
   - Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
   - Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
   - Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
   - Você já está analisando o meu lixo!
   - Não posso negar que o seu lixo me interessou.
   - Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
   - Não! Você viu meus poemas?
   - Vi e gostei muito.
   - Mas são muito ruins!
   - Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
   - Se eu soubesse que você ia ler...
   - Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
   - Acho que não. Lixo é domínio público.
   - Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
   - Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
   - Ontem, no seu lixo...
   - O quê?
   - Me enganei, ou eram cascas de camarão?
   - Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
   - Eu adoro camarão.
   - Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
   - Jantar juntos?
   - É.
   - Não quero dar trabalho.
   - Trabalho nenhum.
   - Vai sujar a sua cozinha?
   - Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
   - No seu lixo ou no meu?

0 comentários:

Postar um comentário