Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas “do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão”. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo (“não é a atriz, não é a atriz!”), sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cronologia: anos 30, 40 e 50

1936 - Nasce no dia 26 de setembro em Porto Alegre, filho do escritor Erico
Veríssimo e de Mafalda Volpe Veríssimo.

1943 - Passa a morar com os pais e a irmã, Clarissa, na Califórnia, já que
Erico é convidado a lecionar na Universidade Estadual, em Berkeley e Los

Angeles. Estuda na Argonne School, em San Francisco, e na Canfield School, em Los Angeles.    
O escritor quando criança  

1945 - Volta a viver na capital gaúcha.

1950 - Edita com a irmã e com o primo Carlos Eduardo Martins "O Patentino", jornal com notícias sobre a família que era colado na parede do banheiro da casa. Assiste em Porto Alegre a Iugoslávia x México, primeiro dos muitos jogos de Copa do Mundo que veria na vida.

1953 – Volta aos Estados Unidos, agora em Washington, onde seu pai assume o cargo de diretor do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana. Sem conseguir alugar um pistom, seu instrumento preferido, começa a estudar saxofone. Vai freqüentemente a Nova York, onde se apaixona definitivamente pelo jazz, chegando a ver em ação, no Birdland, Charlie Parker e Dizzy Gillespie juntos. 



Em Paris, com Erico e Mafalda, seus pais
1956 - Conclui o Curso Secundário na Roosevelt High School.Volta para Porto Alegre e começa a trabalhar no setor de arte e planejamento da Editora Globo. Uma de suas tarefas é criar a capa de "O retrato", de Erico Verissimo.

1959 – Primeira viagem à Europa, acompanhando os pais. Depois passa a maior parte do ano em Washington, onde mora sua irmã.




0 comentários:

Postar um comentário