Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas “do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão”. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo (“não é a atriz, não é a atriz!”), sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

sábado, 7 de maio de 2011

O Mendoncinha

- Tente relaxar...

- Desculpe. É que tem uma parte de mim que, entende? Fica de fora, distanciada, assistindo a tudo. Uma parte que não consegue se entregar...

- Eu entendo.

- É como se fosse uma terceira pessoa na cama.

- Certo. É o seu superego. O meu também está aqui.

- O seu também?

- Claro. Todo mundo tem um. O negócio é aprender a conviver com ele.

- Se ele ao menos fechasse os olhos!

- Calma. Eu sei como você se sente. Nestas ocasiões, sempre imagino que a minha mãe está presente.

- A sua mãe?

- É. Ela também está conosco nesta cama.

- Você se analisou?

- Estou me analisando. Pensando bem, ele também está aqui.

- Quem?

- O meu analista. Nesta cama. Meu Deus, ao lado da minha mãe!!

- Meu pai está aqui...

- Seu pai também?

- Meu superego e meu pai.

- O superego e o pai podem ser a mesma pessoa. Será que um não acumula?

- Não, não. São dois. E não param de me olhar.

- Mas sexo é uma coisa tão natural!

- Diz isso pra eles.

- Na verdade, não é mesmo? Nem nós somos só nós. Eu sou o que eu penso que sou, sou como você me vê...

- E a gente também é o que pensa que é para os outros.

- Quer dizer: cada um de nós é, na verdade, três.

- Quatro, contando com o que a gente é mesmo.

- Mas o que que a gente é mesmo?

- Sei lá. Eu...

- Espere um pouco. Vamos recapitular. Do seu lado tem você - aí já são no mínimo três pessoas - o seu superego, o seu pai...

- Do seu lado, vocês três, a mãe de vocês e o analista.

- E o meu superego.

- E o seu superego.

- Mais ninguém?

- O Mendoncinha.

- Quem?!

- Meu primeiro namorado. Foi com ele que...

- Espera um pouquinho. O Mendoncinha não.

- Mas...

- Bota o Mendoncinha para fora desta cama.

- Mas...

- Ou sai o Mendoncinha, ou saímos eu e a minha turma!

0 comentários:

Postar um comentário