Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas “do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão”. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo (“não é a atriz, não é a atriz!”), sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Começa amanhã em SP segunda edição do Risadaria


Começa amanhã no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, a segunda edição do Risadaria, festival de humor que Paulo Bonfá, idealizador do projeto, luta para emplacar no calendário nacional. E se dependesse apenas de sua expectativa, já teria emplacado. "No ano passado, recebemos cerca de 23 mil pessoas. A estimativa para este ano é de 50 mil. E tenho certeza de que vamos chegar lá. A forma é bonita e o conteúdo é engraçado", disse o humorista, referindo-se à decoração do Pavilhão da Bienal, que abrigará o evento, e à reunião no local das mais diferentes formas de humor.
Bonfá afirmou que quem for conferir o Risadaria vai se divertir, mesmo o público que já participou da primeira edição, em março do ano passado. "Além das mesmas plataformas - TV, rádio, internet, cinema e humor gráfico - com acervos diferentes, com coisas inéditas, haverá quatro novas áreas de conteúdo, duas delas sugeridas por pessoas que estiveram no festival em 2010."
A primeira sugestão partiu de fotógrafos, que sentiram falta de "fotografias engraçadas" no evento. Então, em parceria com a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP), a curadoria do festival selecionou para este ano 16 fotografias de humor que, ampliadas, vão ganhar destaque. A outra sugestão veio de Newton Cannito, ex-secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Ele manifestou o desejo de assistir a documentários bem-humorados. "Vamos ter o RisaDoc: exibição de documentários de humor em curta e média metragem", disse Bonfá.
Além disso, haverá uma área destinada à literatura - a Humorteca -, com mais de 200 títulos de humor. "Teremos um lounge no local para as pessoas poderem ler e descansar, já que a ideia é que o público passe o dia inteiro lá." Por fim, em uma conversa com Marcelo Tas, surgiu a ideia de chamar grafiteiros para completar o cenário. Sob curadoria de Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como Osgemeos, dez grafiteiros foram selecionados para mostrar seus trabalhos.

Homenagem
O homenageado desta segunda edição será Jô Soares. A escolha se deu, segundo Bonfá, porque o "Jô é um artista multimídia, multitalentoso, que tem tudo a ver com o Risadaria, que também transita por diversos meios." Estarão em exposição itens pessoais e fotos da carreira de Jô Soares e dos bastidores de seus programas. "E sabe aquelas pessoas que estudam borboletas e colam elas num quadro? Nós vamos fazer isso com as gravatas-borboleta do Jô."
O festival de humor vai contar ainda com um tributo ao nariz. Sob curadoria do cartunista do jornal Folha de S. Paulo Caco Galhardo, dez artistas criaram desenhos que têm o nariz como personagem principal. Além disso, haverá a exposição dos principais trabalhos da carreira de dois nomes do humor gráfico: o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo e Reinaldo, do Casseta & Planeta. Entre as atrações internacionais, destaque para Michael Winslow, que faz as "mil vozes" do clássico "Loucademia de Polícia".

Serviço
Risadaria - Muito Além da Piada. Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.º. De quinta-feira (24) a sábado (26), das 10 às 22 horas, e domingo (27), das 10 às 21 horas. Ingressos: de R$ 30 a R$ 100. Programação completa no site www.risadaria.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário