Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas “do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão”. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo (“não é a atriz, não é a atriz!”), sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Rio de Janeiro recebe a EXPOTCHÊ de 1 a 10 de abril no Riocentro

A EXPOTCHÊ, maior feira varejista de produtos típicos e difusão da cultura gaúcha realizada fora do Rio Grande do Sul, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro. Promovida em Brasília há 19 anos, com público de 200 mil visitantes a cada edição, a mostra ocupa nesta nova empreitada o amplo espaço do Riocentro, na Barra da Tijuca. Do dia 1º a 10 de abril, 270 expositores participam da versão carioca do evento, cujo tema é “Uma Feira Gaúcha que veio com tudo, inclusive o frio”.
Em sua longa e bem-sucedida trajetória, a EXPOTCHÊ acumula premiações. Já conquistou o Top of Mind em 2006, 2007 e 2009 (maior feira do gênero) e o Prêmio Caio em 2005, 2006, 2007 e 2010 (melhor feira regional do país). Além dos gaúchos que moram na Cidade Maravilhosa, espera-se a presença de visitantes cariocas. O Rio tem uma comprovada história de amor com o Sul: é o segundo maior emissor de turistas para a região, perdendo apenas para São Paulo.
A estimativa da Rome Feiras e Promoções, responsável pelo evento, é de que aproximadamente cem mil pessoas compareçam à edição carioca da mostra, que contou com um investimento de R$ 2,5 milhões. No ano passado, em Brasília, foram movimentados cerca de R$ 15 milhões.
A ideia dos organizadores da EXPOTCHÊ é surpreender o público logo na entrada. Um cenário com neve será montado, remetendo às baixas temperaturas, um dos principais atrativos para turistas em visita à Região Sul.
 A feira reúne ainda representantes de vários municípios que integram o roteiro turístico do estado, com cenários temáticos da arquitetura e da cultura locais, além de outras peculiaridades representadas por intermédio de artesanato, gastronomia e produtos típicos que serão vendidos nos dez dias de realização da feira. Haverá também praças especialmente montadas para receber os amantes da boa mesa, nas quais haverá degustação de vinhos, pães, cucas, queijos, salames, licores e outras delícias da produção colonial.

Mais um destaque da feira é a música. Entre as atrações estão a banda Nenhum de Nós, a dupla Kleiton & Kledir, o músico/escritor Luis Fernando Veríssimo - e sua banda Jazz 6 - e Chimarruts. Além disso, o Grupo Folclórico de Novo Hamburgo se apresenta diariamente. Os shows na EXPOTCHÊ acontecem a partir das 21h. A programação completa está disponível no site www.expotche.com.br.

Fonte: Jornal O Fluminense

0 comentários:

Postar um comentário